Curiosidades

Por que a Noiva se veste de branco?
Quem lançou essa moda que pegou para valer foi a Rainha da Inglaterra, chamada Victória, em seu casamento com o primo Albert, no século XIX. O branco significa a castidade e a pureza. Com a divulgação das fotos da Rainha, que revolucionou a história quando pediu a mão do príncipe, porque na época não se poderia fazer um pedido desses a uma Rainha, a moda se propagou.
Hoje em dia, o branco vem sendo amenizado e os estilistas têm ousado um pouco mais, ao utilizarem tecidos “off white”, bege, e champagne. Existem noivas que já deixaram a tradição para trás e usam cores clarinhas, como rosa chá, barras dos vestidos tingidas de outra cor, bordados em outros tons, etc. Mas, o branco será sempre o clássico.

O que significa o Arroz que é lançado nos noivos, ao fim da cerimônia religiosa?
Na China, há mais de dois mil anos, o arroz sempre foi o símbolo da “fartura”. O gesto de jogar o arroz significa o desejo de fartura para a vida do casal e os grãos simbolizam a fertilidade. Então, nunca esqueçam do arroz! Traz muita prosperidade ao casal.
O que algumas noivinhas têm usado para variar e criar alguma novidade quanto a esse quesito é tingir o arroz com as cores da decoração da festa. Não é difícil, mas certifique-se de que os grão estão bem secos para que não borre o vestido ao tocá-lo.

E por que a noiva usa véu?
Este ainda é um tema que tem o seu significado alterado ao longo dos tempos. Primeiro, se considerava que o véu era essencial para esconder a noiva de outros pretendentes ou possíveis admiradores. Tempos depois, uma visão mais romântica sobre o apetrecho concluiu que o que estava escondido (como o rosto da noiva) se tornava mais valioso. Hoje em dia a versão mais recente associa o véu à juventude e pureza, por isso, na maioria das vezes, só é utilizado por noivas que se casam pela primeira vez.
A verdade é que o véu, curto ou longo, simples ou cravado de bordados franceses ou cristais swarovski, faz com que a noiva fique, de fato, com cara de noiva, com um ar leve, puro e delicado. Mesmo quem diz que nunca vai colocar véu, quando experimenta um, se acha ainda mais “noiva”.

Anel de Noivado
O primeiro anel de noivado de que se tem notícia foi dado pelo Rei da Alemanha Maximiliano I a Maria Burgundy em 1477, até o século XIII não havia aliança de noivado ou compromisso. O Papa Inocente III declarou que deveria haver um período de espera que, deveria se observado entre o pedido de casamento e a realização da cerimônia matrimonial.

Qual o significado das alianças?
Na sagrada escritura, o relacionamento de Deus com os homens aparece repetidamente em termos de aliança, do latim ``foedus´´ também conhecido como  ``bérith´´ em hebráico e Diathéke em grego.
Acredita-se que o uso da aliança no terceiro dedo da mão esquerda no casamento servia para selar o matrimônio e vem da tradição cristão do século XI e que acreditava-se que nesse dedo havia uma veia que ia direto ao coração.
Os egípicios associavam o uso de um anel nupcial ou qualquer outro anel, à eternidade. Logo, o uso desse símbolo na cerimônia quer dizer que os dois personagens se unem para sempre. Os materiais têm variado muito ao longo das épocas. Já foi feito de ferro, junco, e era usado em qualquer mão ou dedos. Já para os exotéricos, possui poderes mágicos, sendo o protetor simbólico da união.
As alianças variam bastante, atualmente, em termos de modelos e design. Cada joalheria cria uma linha mais bela e diferenciada que a outra. O ouro branco, os brilhantes cravejados e as alianças foscas e mais largas são as mais modernas do mercado. Mas, a campeã de vendas, certamente, são as abaloadas em ouro amarelo. Ou seja, as mais tradicionais.

1) Um dos casamentos mais caros do mundo foi realizado pelo Sheik Rashid Al Maktoum, dos Emirados Árabes Unidos, em 1981. Custou a bagatela de 20 milhões de dólares.

2) O homem que mais casou na história se chamava Giovani Viglioto, de Nova York: foram 104 vezes, entre 1949 e 1981, em 15 países.

3) Já o casamento com recorde de noivos e noivas na história aconteceu em Seul, na Coréia do Sul, em 1992, entre 60 mil membros da Igreja da Unificação. Para acomodar tantas pessoas, o casamento foi celebrado no Estádio Olímpico da capital.

4) O Casamento mais longo do Brasil: Sr. Raul de Andrade Carvalho, 97 anos, e Dona Carlina de Azevedo Carvalho, de 99, estão casados há mais de 73 anos e permanecem juntos, lúcidos e com boa saúde.

5) Já o casamento mais rápido do mundo foi da popstar Britney Spears, que permaneceu casada por 55 horas com o seu amigo de infância, Jason Allen Alexander, no dia 3 de Janeiro de 2004. No entanto, no dia seguinte seus advogados entraram com um pedido de anulação da cerimônia.

6) Por sua vez, o casamento mais longo do mundo registrado pelo Guiness Book foi o de Thomas Morgan e Elizabeth, ambos nascidos em 1786 e casados em 4 de Maio de 1809, no Reino Unido. O casamento durou 81 anos e 260 dias, até a morte de Elizabeth falecer em 1891, com 105 anos e 2 dias.

7) Qual o vestido de noiva mais caro do mundo? O modelo foi criado por Renee Strausse para a “Martin Katz Jewerlers” e é composto por centenas de diamantes. Avaliado em mais de 12 milhões de dólares, quem teve a honra de usar o precioso traje, foi a modelo Lisa Harrington, em 2006, na Califórnia.

Fonte: Caroline Souza Lima